sábado, abril 05, 2008

Como o Sake mudou a minha vida.

Nunca tinha, até este dia, experimentado o sake, a aguardente de arroz criada pelos japoneses, com um teor de álcool de cerca de 30% (ou seja, bastante elevado, batido apenas pelo absinto, o puro, e não aquela bebida amaricada chamada "licor de absinto" que o pessoal bebe a pensar que aguenta este mundo e o outro, e depois vomita o jantar, qual menino de escola que acabou de descobrir o vinho.).

Admito que é uma bebida que sabe a água salobra. Não arde na garganta quando se bebe, não nos deixa tontos nos trinta segundos seguintes. Mas isso, para o consumidor de álcool habitual, não é relevante, a não ser que se seja um idiota chapado, ou se tenha um desejo de morte, o qual tem o mesmo peso e relevância para a sociedade em, geral, excepto talvez o desejo de morte seja mais chato, uma vez que exige a limpeza por parte de terceiros.

Mas uma coisa vos garanto: é uma bebida profundamente intelectual. Uma vez que não arde na garganta, não há qualquer sinal de aviso para parar. Não há nada que nos diga fisicamente, como a aguardente, "esta bebida traz consigo um preço físico a pagar, talvez seja melhor ponderar beber menos deste líquido". Assim, emborca-se do salobro líquido durante perto de 15 minutos, caso se seja ignorante. Daí para a frente, perde-se o controlo motor sem aviso prévio, e diz-se uma quantidade de barbaridades tal, que apenas os nosso pares a compreendem (vulgo, entes com excesso de álcool no sangue), limitando assim a nossa conversação.
Não há figuras tristes, caso se tenha escolhido mal a dieta, ou não se esteja preparado para degustar sabores diferentes do normal, ou degustando, não se aprovou semelhante escolha.
Há apenas uma sensação de dormência, uma ataraxia de tal forma forte , qua qualquer afirmação é aceite, sem pré-juízo, assim como qualquer afirmação se acha aceite, sem pré-juizo. Um estado de bem-estar, por assim dizer.

Estar fechado numa ilha a comer essencialmente peixes, arroz e algas é doentio, mas não sem um dose de clarividência sobre o mundo que nos rodeia.

Resumindo para os idiotas que não têm paciência para aprender a ler, beber sake é positivo, desde que não se abuse, nem disso , nem do sal que o acompanha.

Um grande bem-haja para quem teve a coragem e audácia de ler o post até ao fim.
Um valente "vão saltar da ponte" para quem quer saltar logo para a conclusão, sem sequer se preocupar com o caminho de pensamento que me deu tanto trabalho escrever, sem insultar a globalidade de quem a lê, e apenas quem não tem bagagem intelectual para perceber o que escrevi.

Qualquer comentário estará, com é claro e evidente, sujeito às Regras do Primeiro Post.

P.S.:Há realmente uma menor frequência de posts.
É tudo uma questão de qualidade e de material de escrita. Não estejam à espera, por favor, de posts similares a "Fui à rua beber café. Estava quente. lol". Deveriam esperar mais de mim (Esboço um sorriso com a minha própria magnanimidade).

Sem comentários: