sábado, novembro 08, 2008

Eu ele há coisas que realmente....

Boas.

Já há algum tempo que não fazia postas aqui!!

Mas descansem, que trago material decente. Querem ver?

O Cartão do Cidadão é um cartão que só serve para enganar gente estúpida.
E vou passar a explicar porquê. Toda a história remonta a há dois anos atrás, quando me foi necessário pedir o Cartão de Saúde.

A minha pessoa é, como a maioria dos habitantes deste país, detentora de um Cartão de Saúde, que serve para marcar consultas na Caixa de Previdência e ser taxado sobre isso, o que não sou pelo facto de ser Dador de Sangue(algo que aconselho e sugiro a quem possa que o faça, porque nunca se sabe quando vai ser preciso).

Semelhante Cartão deveria ter sido uma peça de plástico semelhante a um cartão Multibanco, com um número inscrito. Pelo que me tinham dito na Secretaria do Centro de Saúde, o cartão demoraria cerca de seis meses a vir, porque havia muitos para fazer. Entretanto, entregaram-me uma folha impressa que parecia que tinha sido feita em Notepad, com o tal número.

Eu , vítima já de há muitos anos do Funcionalismo Público Português (FPP) não faço senão o mais prático, que consiste em reduzir uma cópia da dita folha provisória e usá-la como se de permanente se tratasse.
Os seis meses transformaram-se em dois anos, quando finalmente recebi o tão famoso e infame cartão. Mas foi Sol de pouca dura. uma semana depois estava obsoleto.

Chega a minha mãe a casa e informa-me, com um ar levemente jocoso de que a minha fotocó...perdão, o meu cartão de Saúde estava obsoleto e que tinha sido substituído pelo Cartão do Cidadão, que é suposto congregar BI, Cartão de Saúde e Contribuinte,etc. Note-se que é inconstitucional haver um cartão único e um número único atribuído por cidadão, mas a ver vamos...

Ora sendo o Cartão de Saúde obsoleto, assim o era o número que nele está escrito, sendo substituído por uma fotocópia provisória com um número impresso. Onde é que eu já ouvi esta cantiga...? Mas sim senhora, vamos lá a isso, que eu até (não) tenho tempo para me meter numa fila para me fazerem um cartão...

Semanas passaram-se. Dei-me ao desplante de ir à Loja do Cidadão a um Sábado quando era Feriado, mas lá arranjei coragem hoje, e fui à Loja do Cidadão para tratar do dito. Como eu estava iludido...

Lá chego ao edifício. Logo vem o carocho da zona a ajudar a "estancionar", lá tenho de desmbolsar pró manolas.Começa bem. Entro, ando às voltas , lá encontro o balcão e uma maquineta de senhas. "Senhas desactivadas devido à afluência de utentes", que se traduz em "Começámos a ficar sem tempo para tomar o chá das 10:30, 11:30, 14:30, 15:30 e 16:30, por isso não chamamos mais ninguém.".
Fiquei claramente eufórico de alegria e êxtase:"Lá vou eu ter de ficar aqui duas horas a olhar para as paredes, sem fazer nada de produtivo na minha vida e ainda por cima não me pagam!!" Mas pode ser que não seja nada, pode ser só para confirmar dados e depois vou-me embora. Nada disso. A ideia é demorar 30 minutos POR UTENTE. Tinha perto de 10 pessoas à minha frente.Desisti e fui tratar do meu carro, zarolho de mínimos, mas agora já está bom. foi o melhor que fiz.

Conclusão: Todos os meus cartões antigos continuam comigo, troquei uma folha impressa reduzida por outra folha impressa e reduzida, o que demonstra que estas ideias de agilização saem, 9 em 10 vezes, mal desenhadas, mal implementadas, e perfeitamente descabidas, porque se está a pedir à totalidade da população dados que já constam das bases de dados nacionais, onde apenas seria preciso transcrevê-las todas para uma base central, que na realidade é o que se está a fazer. E isso seria um trabalho bem mais expedito que ter toda a gente a perder dias de trabalho para mandar vir um cartão.


E pronto, já fiz o aquecimento digital. Agora é convosco.

Ficam desde já avisados que os comentários estão sujeitos às Regras do Primeiro Post.
Bem - ajam.

Sem comentários: